• +55 (48) 3374-7787 * (48) 99856-9000

Suas chances de ser Descendente de LUXEMBURGUESES

Suas chances de ser Descendente de LUXEMBURGUESES

Buscar informações sobre sua árvore genealógica é sempre uma oportunidade de conhecer a história de seus antepassados e estreitar seus laços com os locais de onde eles vieram. Normalmente as avós têm muitas informações e “causos” para contar, e essas informações ajudam muito a quem busca conhecer mais a fundo suas próprias raízes.

Durante todo o Século XIX muitos imigrantes saíram da Europa para as Américas em busca de melhores condições de vida – entre os locais escolhidos estava o Brasil. Falando mais especificamente dos imigrantes “ditos” Alemães, a grande maioria veio de regiões que hoje pertencem a Alemanha, mas alguns vieram de países próximos da Alemanha. Por causa da língua e costumes parecidos, entre outros motivos que não cabe aqui alongar, eles foram considerados Alemães no período em que viveram no Brasil. Inclusive há registros de casamento e óbito em igrejas e cartórios no Brasil informando que determinado imigrante era natural da Alemanha, quando na verdade encontramos sua certidão de nascimento em outro país, no nosso caso, em Luxemburgo, o que dá aos seus descendentes a possibilidade de solicitarem a Cidadana Luxemburguesa.

Observe que naquela época as pessoas tinham muitos filhos, portanto, um único imigrante Luxemburguês que chegou ao Brasil por volta de 1850 pode ter facilmente mais de 1000 (Mil) descendentes. Apesar de a maioria dos imigrantes ter se instalado no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, seus descendentes estão espalhados por outros estados.

Temos uma lista com sobrenomes de muitos Luxemburgueses que vieram para o Brasil naquela época, mas essa lista reflete apenas os descendentes em linha paterna direta, mas a Cidadania Luxemburguesa também pode ser transmitida por mulheres. O fato de ter 5 ou 6 gerações a partir do imigrante faz com que as informações das origens das famílias se percam com o tempo. Em nossa cultura o sobrenome das mulheres acaba sendo esquecido quando ela passa a usar o sobrenome do marido, dificultando ainda mais as pessoas a se darem conta de que pode haver um(a) luxemburguês(a) em sua genealogia.

Veja na figura abaixo que o sobrenome que você herdou de seu pai reflete apenas 1 ramo de sua árvore genealógica, você tem pelo menos mais 63 ramos em sua genealogia com a possibilidade de conter 1 Ascendente Luxemburguês.

arvore-genealogica-blog

 

É por isso que, NÃO IMPORTA QUAL O SEU SOBRENOME, você pode ter algum ancestral Luxemburguês!

 

 

logo-ancestry-line

 

luxemburguesa

26 thoughts on “Suas chances de ser Descendente de LUXEMBURGUESES

Ademir KoerichPosted on  12:16 pm - Apr 6, 2017

Em todos os documentos históricos relatam que meu tataravô Peter Martendahl e seu pai Johann Martendahl vieram de Luxemburgo em resposta dado por vocês não encontraram Martendahl em Luxemburgo que provavelmente é alemão.
Se as certidões de casamento citarem que são de Luxemburgo devemos dar entrada no processo ou não vale a pena entrar.

Luiz Fernando bastos de oliveiraPosted on  3:06 am - Apr 10, 2017

Minha tataravo é alemã, chama anna germana, gostaria de saber se ela é descedente de luxemburgo.. Meu nome é luiz fernando.

EdegardPosted on  3:28 am - Apr 28, 2017

Meus bisavos maternos
Jose Guilherme Valerio e Felisbina Schultz
Meus trisavos maternos
Guilherme Valerius e Eva Bley
Quais sao minhas opções?

    luxemburguesaPosted on  12:22 pm - Apr 28, 2017

    Edegard, agradecemos o contato. Precisamos avaliar melhor sua árvore genealógica, mas a princípio Eva Bley é filha de Luxemburgueses, vc poderia solicitar a cidadania atravéz dela. Por favor, verifique se recebeu nosso e-mail.

Ana luiza spellerPosted on  2:04 am - May 24, 2017

Boa noite,
Meu avô, por parte de pai, é luxemburguês – prosper guillaume speller – porém não tenho nenhum documento dele. Gostaria de saber o que poderia ser feito para conseguir minha cidadania. Obrigada

Martina MeyerPosted on  12:12 am - Jun 26, 2017

Olá, meu antepassado que emigrou da Europa se chamava Theodor Meyer. Gostaria de verificar as chances de ter descendência luxemburguesa. Agradeço desde já.

    luxemburguesaPosted on  2:21 pm - Jul 3, 2017

    Agradecemos seu contato!

    Agradecemos seu contato. Para tentarmos localizar em nosso banco de dados informações sobre sua árvore genealógica, pedimos a gentileza de nos enviar os nomes de seus avós e bisavós. (colocar tb o nome do(a) Cônjuge).
    Se em nossa pesquisa verificarmos a possibilidade de você ser descendente de Luxemburgueses, enviaremos informações e nosso orçamento para cuidarmos de seu processo de cidadania.
    No aguardo.
    Att,

Fabiano JunckesPosted on  2:53 am - Jul 3, 2017

Olá

O sobrenome Junckes tem alguma possibilidade de ser descendente?

    luxemburguesaPosted on  2:25 pm - Jul 3, 2017

    Agradecemos seu contato!
    Para tentarmos localizar em nosso banco de dados informações sobre sua árvore genealógica, pedimos a gentileza de nos enviar os nomes de seus avós e bisavós. (colocar tb o nome do(a) Cônjuge).
    Se em nossa pesquisa verificarmos a possibilidade de você ser descendente de Luxemburgueses, enviaremos informações e nosso orçamento para cuidarmos de seu processo de cidadania.
    No aguardo.
    Att,

DalvaPosted on  12:36 am - Oct 2, 2017

Meus avós paternos são Walter Constantino Bourscheid e Lucia Regina Seibert, Avós maternos Arthur Leichtweis e Marcolina Crhist. Gostaria de saber se tenho origem Luxemburguesa.

MichelPosted on  1:11 am - Oct 2, 2017

Boa noite…
Me chamo Michel Allan schmit..e gostaria de saber sobre meus antepassados…
Nome do meu avô paterno: Nicolau schmit
Avó paterna: Maria schmit
Meu bisavô: Luís schmit

Obrigado

solange Aparecida Schmitz KremerPosted on  1:43 am - Oct 10, 2017

Meus bisavos paternos são:
João Schmitz e Catarina Kraff Schmitz
José Nicolau Schmitt e Anna Maria Winter Schmitt
Meus bisavós maternos são:
Jose Lohn e Christina Buhler Lohn
Peter Joseph Hammes e Susanna Longen Hammes
Será que tenho alguma chance? fico no aguardo, obrigada.

Ida Cristina PereiraPosted on  2:10 am - Oct 22, 2017

Olá, gostaria de saber se vocês têm algum processo de cidadania de Nikolaus Mannes, nascido em 1811, em andamento.
Antecipadamente, agradeço a atenção.

RafaelPosted on  3:46 am - Oct 22, 2017

Gostaria de informacoes referente ao meu trisavô Heinrich Reuter nascido em 1848 e filho de Johann Reuter 1813 e Anna Margareth Reuter 1813. Natural de Pratz, Redange, Luxemburgo. Montei a árvore:
https://www.myheritage.com.br/site-family-tree-173397262/reuter

    luxemburguesaPosted on  11:03 pm - Nov 1, 2017

    Agradecemos o contato. Temos informações sobre ele, inclusive já enviamos processos para Luxemburgo de descendentes dele.
    Enviamos e-mail para vc.

Celis MichelsPosted on  1:33 am - Nov 2, 2017

Olá
Para qual e-mail devo enviar os dados?

Aline MillaniPosted on  8:50 pm - Nov 11, 2017

Prezados,

Sou descendente de Guilherme Valerius e Eva Bley. Gostaria de saber como devo proceder para a cidadania Luxemburguesa. Vocês podem me auxiliar ?

    luxemburguesaPosted on  7:27 pm - Dec 6, 2017

    Para tentarmos localizar em nosso banco de dados informações sobre sua árvore genealógica, pedimos a gentileza de nos enviar os nomes de seus avós e bisavós (tb os nomes dos cônjuges). Das mulheres precisamos tb dos sobrenomes de solteira.
    Ao confirmarmos sua genealogia, enviaremos informações e nosso orçamento para cuidarmos de seu processo de cidadania. Vc pode enviar as informações para nosso e-mail utilizando o formulário de contato do nosso site.

Ademir KoerichPosted on  5:41 pm - Feb 7, 2018

Meu bisavo Bernardo Estefano Koerich era casado com Felisbina Schmitt;
Meu avois Antonio Marcolino Koerich e Luisa Martendahl
Meus Pais Ludolfo Leopoldo Koerich e Neusa Gertrudes Lehmkuhl
Pergunta Felizbina Schmitt era de origem de Luxemburgo?

Leave your message